O parque abriga três Secretarias, são elas: a de Cultura (Casa de Cultura Raul Seixas), a de Saúde (CECCO – Centro de Conveniência e Cooperativa) e do Verde e Meio Ambiente.
A família Morganti produzia carvão nessas terras por volta de 1870. Era uma fazenda de grande porte, onde o comendador Pedro Morganti, que foi um dos proprietários, realizava encontros de familiares e amigos. De acordo com o depoimento de Lourdes Novelli para o Museu da Pessoa, nascida e criada em Itaquera.
“Dizem também que nessa fazenda do Morganti tinha também escravos. Ah é? Eu ouço essa história de que tinha escravos. Tinha até pelourinho. Era fazenda de café. Café. Café, eucalipto. E tinha pelourinho, não? Tinha pelourinho nessa fazenda.”
Foi em 1989, quando grupos organizados na região conseguiram através de muita luta, que o local abrigasse o parque com o nome em homenagem ao artista que acabara de falecer, Raul Seixas. Então, em 22 de outubro de 1989, a Prefeitura legalizou o Parque Raul Seixas que é administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
O parque abriga três Secretarias, são elas: a de Cultura (Casa de Cultura Raul Seixas), a de Saúde (CECCO – Centro de Conveniência e Cooperativa) e do Verde e Meio Ambiente. Tem uma fauna e flora diversificada, com exemplares de abacateiro, cedro-de-bussaco, jerivá, pau-brasil, entre outras. Quanto a fauna, são 30 espécies, sendo que 26 são aves: beija-flor-tesoura, sabiá-poca, canário-sapé, entre outros; também podemos encontrar répteis e um único mamífero que é o morcego-de-cauda-livre-aveludada. É considerada a maior área verde junto a Cohab José Bonifácio.
A infraestrutura do parque conta com quadras poliesportivas, quiosque, mesa de xadrez, sanitários, aparelhos de ginástica, lago com uma nascente, quadra de bocha e playground.
Comments